Atividades

Euritmia na Formação Biográfica Começamos nossas atividades diariamente com uma vivência de Euritmia. .A Euritmia está inserida na Formação como uma atividade do acordar do corpo, alma e espírito para que os dias transcorram em harmonia, contribuindo para uma imersão profunda nos conteúdos teóricos, na biografia própria e do outro. Aprendemos a exercitar em conjunto o poder da palavra em versos meditativos, normalmente dados por Rudolf Steiner ou em outras poesias como por exemplo uma linda poesia da Cecília Meireles, Canção

No mistério do Sem Fim Existia um planeta e no planeta um jardim e no jardim um canteiro

e no canteiro uma violeta ,e sobre ela, o dia inteiro entre o planeta e o Sem Fim a asa de uma borboleta. Poesia lírica, rítmica, cheia de surpresas.

Assim vivenciamos, ao longo da Formação, que cada um tem um corpo que se move, uma alma que canta, um ser que pensa, e está relacionado com os ritmos cósmicos.

Logo, a tarefa da Euritmia durante o curso de formação, é permitir ao aluno harmonizar o conteúdo aprendido, metabolizando-os e transformando-os em vivências. Como importante atividade entre os módulos, o aluno recebe vários exercícios meditativos que dão suporte para assim aprofundar a sua trajetória na própria biografia e nos conteúdos oferecidos.

Iniciamos o dia com um exercício de concentração para podermos nos preparar para a palestra seguido de apresentação de um conteúdo meditativo.

O objetivo da palestra, além de apresentar o conteúdo programático e trazer informações que permitam aos alunos refletir sobre esses conteúdos na sua biografia. São a fonte para o conhecimento dos temas da semana, de temas antroposóficos e inspiração para o mergulho no nosso mundo interior.

Após a palestra começa o trabalho de pesquisa dos temas abordados na biografia pessoal. Pará despertar o ‘observador interior’ o participante deve procurar um espaço tranquilo onde possa em contato consigo mesmo buscar essas conexões.

É o momento de revisitar fatos, percepções, sentimentos e ações correspondentes.

A síntese do que foi percebido no trabalho individual será apresentada ao pequeno grupo, próximo passo no caminho de autodescoberta.

Depois do mergulho no mundo interior em busca dos acontecimentos que se evidenciam na própria biografia, é preciso expressar os sentimentos relacionados a esses fatos.

Através da atividade artística, em suas diversas formas (pintura, desenho, desenho de formas, argila), o participante pode expressar o "colorido" a "forma" com que esses conteúdos são vivenciados internamente.

No pequeno grupo compartilhamos as descobertas. Nesse espaço vive o coração do trabalho biográfico. O grupo é um elemento de apoio mutuo no árduo caminho de autodescoberta. A cada vez que contamos os fatos e acontecimentos de nossa biografia ao outro, estamos recontando para nós mesmos. Ouvir a biografia do colega, também nos permite perceber as diferentes possibilidades de como lidar com a própria vida. Ao mesmo tempo o grupo cria um recipiente caloroso onde posso depositar minha biografia em confiança e se torna um espelho que reflete para mim o meu próprio ser.

Os alunos são orientados a estudos complementares entre um módulo e o próximo. No próximo módulo, no grande grupo, compartilhamos o que foi apreendido nas leituras orientados (por exemplo, Teosofia, A Iniciação, Filosofia da Liberdade), pesquisas relativas aos temas da biografia (setênios, os Apóstolos, Parsifal)

ATIVIDADES

Após os Módulos

Atividade através da qual o aluno descreve suas vivências no módulo anterior e o caminho percorrido até o próximo módulo. O mesmo deve ser entregue coordenação, sendo devolvidos ao aluno ao término da formação, permitindo ao mesmo ter um olhar retrospectivo sobre o caminho percorrido.

Os alunos são orientados a realizarem pelo menos uma supervisão entre os módulos. Esta supervisão será realizada pelos gestores e coordenadores da escola e visa ajudar ao aluno na superação de dificuldades e dúvidas em relação ao conteúdo. Cabe ao aluno escolher seu supervisor.

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