O aperfeiçoamento da tarefa de educar através da metodologia biográfica
Você já parou para pensar que compreender como funciona o desenvolvimento de uma criança pode facilitar e melhorar a tarefa de educá-la?
A Metodologia Biográfica, fundamentada pela Dra. Gudrun Burkhard, propõe um caminho de autoconhecimento através da compreensão da própria biografia, possibilitando o indivíduo a dar passos mais conscientes em direção ao futuro.
Por isso, essa metodologia colabora também com quem tem a tarefa de educar outro ser humano – sejam familiares e/ou professores. A compreensão sobre os principais acontecimentos da vida permite ressignificar acontecimentos que ganham novo valor.
A partir dessas premissas, as Aconselhadoras Biográficas @helenafcunha.eu, @lari_steele e @luciacasoy, elaboraram para familiares, professores e educadores em geral, o programa – Biografia e Educação. Oportunidade para, a partir da consciência livre do presente, traçar metas positivas de futuro, fazer escolhas que ofereçam sentido e motivação para a autoeducação.
O projeto é composto por 04 encontros online, uma vez por mês, de forma independente:
- 11-03 Primeiro Encontro: As leis que regem a Biografia Humana
Temas: A imagem trimembrada do ser humano em corpo, alma e espírito. Os aspectos físicos, anímicos e espirituais na biografia. As três curvas: da individualidade, da alma e do físico e as leis do desenvolvimento humano. O amadurecimento biológico, psíquico e espiritual. O querer, o sentir e o pensar em cada fase da vida. A fase pedagógica, a fase andragógica e a fase madura em sua mútua influência. Receber, trocar e doar; vir a ser, lutar e tornar-se sábio. As crises de desenvolvimento no encontro com as limitações, os limiares dos 21 e 42 anos .
- 15-04 Segundo Encontro: Os ritmos dos setênios
Temas: Os ciclos de sete anos. Os quatro corpos. Do nascimento aos 7 anos: a individuação do sistema neurosensorial, a vivência da unidade à primeira consciência do eu, os arquétipos cabeça grande, cabeça pequena. Dos 7 aos 14 anos:a individuação do sistema rítmico, os valores e hábitos introjetados, a condução da autoridade amada, o rubicão e a vivência do eu, os quatro temperamentos. Dos 14 aos 21 anos: a individuação do sistema metabólico-motor, o surgimento da capacidade da abstração, a vivência dos ideais e a atuação das forças hormonais, a afirmação da eu no confronto com o mundo, os arquétipos das qualidades planetárias.
- 27-05 Terceiro Encontro: As consequências das primeiras fases do desenvolvimento humano na vida adulta
Temas: Os espelhamentos das fases fundamentais da vida, as metamorfoses necessárias e as consequências dos acontecimentos de uma fase em outra posterior no espelho dos 21 ou de 31 . Autoconhecimento, auto educação e autodesenvolvimento. Tomar a vida nas mãos. O que já transformei e o que quero preservar? Planejar os próximos passos, para os cinco âmbitos: jardim interno, relações, saúde, profissional e financeiro.
- 17-06 Quarto Encontro: Conexões em relação ao passado, presente e futuro na nossa Biografia
Temas: A história de vida até a metade e os anos seguintes. A Biografia e suas leis antes e após os 35 anos. A vivência das polaridades vitalidade e consciência. O que recebemos e o que escolhemos. A tomada da vida nas próprias mãos, o contraste entre ser dependente e ser autônomo, o envelhecer criativo ou demente. Exigências cármicas e missão de vida . Os arquétipos Lua e Sol. O ponto zero da vida. A individualidade na formação das almas na fase mediana da vida dos 21 aos 42. Os limiares dos 28 e 35 anos .
Com o intuito de conversar sobre as “Consequências das primeiras fases da vida no indivíduo adulto” e também explicar em detalhes sobre o projeto Biografia e Educação, as Aconselhadoras organizaram um aulão online. Clique no link abaixo e assista:
Qualquer dúvida ou dificuldade para se inscrever, por favor, entre em contato via whatsapp:
Helena Cunha – (19) 9 9710-3383
Larisa Steele – (12) 9 8837-5781
Lucia Casoy – (21) 9 6831-6697
“Quando o poeta alemão Goethe declarou: ‘Em toda parte nós só aprendemos de quem amamos’, estava referindo-se diretamente à profunda ligação entre cognição e afeição. Nós somos especialmente abertos e receptivos a quem amamos. Os ensinamentos calam mais fundo no ser humano quando levados por uma profunda afeição.”
Arthur Zajonc
Coordenadores do Programa Biografia e Educação:
@helenafcunha.eu é Pedagoga e professora Waldorf. Aconselhadora Biográfica formada pela Eleb-SP em 2013, faz parte da coordenação e realiza estágio de docência na Formação de Aconselhadores Biográficos.
@lari_steele é médica, graduada pela Unesp-Botucatu, 1996, especialista em ginecologia e obstetrícia, pela Unesp,1999, medicina ampliada pela antroposofia, pela ABMA, 2014, Aconselhadora Biográfica, formada pela ELEB, 2017, medicina pedagógica pela Sociedade Antroposófica, em formação.
@luciacasoy é Pedagoga, professora Waldorf. Aconselhadora Biográfica formada no Artemísia SP em 2003. Consteladora Familiar Sistêmica formada no Iralem em 2015. Docente da Eleb-SP na Formação de Aconselhadores Biográficos
@ronaldoperlatto é Médico antroposófico, Aconselhador Biográfico,Cofundador e gestor ELEB-SP.
@marciadellanegra é Psicóloga, Aconselhadora Biográfica, Co-fundadora e gestora da ELEB-SP.