O que é o Aconselhamento Biográfico, baseado na Antroposofia?

 

O Antroposofia é uma ciência espiritual criada pelo austríaco Rudolf Steiner, que viveu de 1861 a 1925. Rudolf Steiner desenvolveu uma visão ampliada do mundo, abarcando o pensar, sentir e agir de forma consciente, interligada e coerente. Seu conhecimento se estendeu por muitas áreas, como a medicina, a pedagogia e o Aconselhamento Biográfico, dentre outras.

O Aconselhamento Biográfico tem como ferramenta primordial a biografia humana, seu desenvolvimento e leis arquetípicas. Baseado em Rudolf Steiner, um dos grandes precursores do Aconselhamento foi Bernard Lievegoed, que escreveu sobre a biografia e o aconselhamento. No Brasil, Gudrun Burkhard foi pioneira ao trazer o impulso do Aconselhamento Biográfico para o país e é autora de vasta obra.

O Aconselhamento Biográfico é um processo de autodesenvolvimento e autoconhecimento que se baseia nas Leis Biográficas trazidas pela Antroposofia e na história de vida do próprio indivíduo. Cada ser humano é único e constrói seu caminho com o que herda e com o que desenvolve. Atuando em conjunto com essa individualidade, existem as Leis Biográficas que se apresentam em fases divididas em setênios (períodos de 7 anos). Ao se compreender os arquétipos, as forças e os desafios de cada fase da vida, pode-se conquistar seu espaço no mundo, decidir a direção a dar e reconhecer o seu propósito de vida.

No Aconselhamento Biográfico, olha-se a própria história através dos três aspectos do ser humano: físico, psíquico ou anímico e espiritual. Com estas três lentes, o trabalho biográfico observa o passado dessa história de vida, caminha analisando como esses eventos chegam ao presente e reflete sobre qual futuro se quer construir. Todo o processo se faz com consciência, com protagonismo, contextualizando encontros, vivências e crises. Segundo Dra. Gudrun Burckhard, o Aconselhamento Biográfico é um processo de autoconhecimento que possibilita tomar a vida nas próprias mãos.

TOP