NOSSA

História Biográfica

A fundamentação para a formação do Aconselhador Biográfico encontra-se na obra do filósofo austríaco Rudolf Steiner fundador da Antroposofia e autor de extensa bibliografia. Steiner nos trouxe uma abordagem sistêmica para a observação do indivíduo e dentro, desse contexto, reconhecemos as fases arquetípicas do desenvolvimento do ser humano e os desafios que cada biografia apresenta ao indivíduo, indicando caminhos de autoconhecimento e autodesenvolvimento. 

Bernard Lievegoed psiquiatra holandês, internacionalmente conhecido por ser o criador do NPI (Netherlands Pedagogical Institute), trouxe uma nova abordagem de desenvolvimento organizacional que foi amplamente divulgada e ganhou terreno em todo o mundo. Lievegoed foi o autor do livro “Fases da Vida”, primeiro livro que sistematizou essa abordagem direta do Aconselhamento Biográfico trazendo-a como aplicação prática. 

Em 1993 Gudrun e Daniel Burkhard trouxeram para o Brasil essa nova abordagem, ele consultor de empresas e fundador da Adigo Consultores e ela a pioneira da Medicina Antroposófica no Brasil, fundadora da Clínica Tobias e do Centro de Desenvolvimento Humano Artemísia. Os dois criaram grupos de desenvolvimento de indivíduos, sob essa abordagem, ajudando-os a partir da visão de si, atravessar as crises de desenvolvimento pessoal. 

Tão logo resultados positivos eram obtidos, mais pessoas procuravam formas de trabalhar com essa nova metodologia, e assim, devido a crescente demanda há vinte e sete anos surgiu o curso de Complementação Profissional em Biografia Humana.

O primeiro grupo do Curso de Complementação Profissional em Biografia Humana foi criado em dezembro de 1993 por Gudrun Burkhard. Inicialmente um curso, em 2007 foi formalizado como Escola Livre de Estudos Biográficos (ELEB-SP), a partir da necessidade de se institucionalizar o conteúdo ministrado, tornando-se, assim, a primeira escola formal em Aconselhamento Biográfico no Brasil. Desde seu início, mais de 20 turmas se constituíram, tendo, em média, uma nova turma iniciada a cada ano. Desde 2012, possui coordenação geral de Marcia Della Negra e Ronaldo Perlatto. Até 2022, 220 alunos foram certificados e estão aptos a atuar como Aconselhadores Biográficos.

TOP