NOSSA

História Biográfica

1)  A fundamentação para a formação do Aconselhador Biográfico encontra-se na obra do filósofo austríaco Rudolf Steiner fundador da Antroposofia e autor de extensa bibliografia. Steiner nos trouxe uma abordagem sistêmica para a observação do indivíduo e dentro, desse contexto, reconhecemos as fases arquetípicas do desenvolvimento do ser humano  e os desafios que cada biografia apresenta ao indivíduo, indicando caminhos de autoconhecimento e autodesenvolvimento. 

Bernard Lievegoed psiquiatra holandês, internacionalmente conhecido por ser o criador do NPI (Netherlands Pedagogical Institute), trouxe uma nova abordagem de desenvolvimento organizacional que foi amplamente divulgada e ganhou terreno em todo o mundo 2. Lievegoed foi o autor do livro “Fases da Vida”, primeiro livro que sistematizou essa abordagem direta do Aconselhamento Biográfico trazendo-a como aplicação prática. 

Em 1993 Gudrun e Daniel Burkhard trouxeram para o Brasil essa nova abordagem, ele consultor de empresas e fundador da Adigo Consultores e ela a pioneira da Medicina Antroposófica no Brasil, fundadora da Clínica Tobias e do Centro de Desenvolvimento Humano Artemísia. Os dois criaram grupos de desenvolvimento de indivíduos, sob essa abordagem, ajudando-os a partir da visão de si, atravessar as crises de desenvolvimento pessoal. 

Tão logo resultados positivos eram obtidos, mais pessoas procuravam formas de trabalhar com essa nova metodologia, e assim, devido a crescente demanda há vinte e sete anos surgiu o curso de Complementação Profissional em Biografia Humana.  

 

 

2) Fundação da ELEB-SP 

Fundação da ELEB – Escola Livre de Estudos Biográficos de São Paulo 

Em 2007, foi fundada em São Paulo, a ELEB – Escola Livre de Estudos Biográficos para dar sustentação legal à Formação Biográfica e ampliar as possibilidades do impulso biográfico no Brasil. 

No Brasil as escolas de Formação Biográfica estão vinculadas ao Fórum Brasileiro das Escolas de Formação Biográfica que reconhece e assegura a qualidade de continuidade das formações biográficas no Brasil, segundo a metodologia criada por Gudrun Burkhard. Estas escolas estão congregadas no International Trainers Forum, iniciativa conjunta que assegura a continuidade e qualidade das Formações Biográficas em todos os países e se constituiu como um órgão de certificação vinculado à General Anthroposophical Section of the School of Spiritual Science do Goetheanum de Dornach – Suiça. 

3) Criação do Grupo de Coordenação 

Criado em 06 de outubro de 2012, este grupo se reúne 04vezes por ano e tem por objetivos  estruturar o grupo de coordenadores de pequenos grupos através do estudo de temas  importantes para o trabalho biográfico e criar espaço em que cada coordenador possa contribuir com suas especificidades 

4) Homenagem à Cecília  

Nasceu em Botucatu em 02 de Novembro de 1953. 

Começou seus estudos de piano com 5 anos de idade. Dos 7 anos até os 17 anos estudou em Curitiba, cursando o Conservatório de Música Belas Artes, piano, e outras matérias musicais. Cursou a Faculdade de Música em São Paulo Instituto Musical São Paulo, piano, e regência, licenciatura em música.  

Começou os estudos de Antroposofia no curso dado pelo Lex Boss em 1979 na Clínica Tobias. Estudou Antroposofia e Música no Emerson College,Inglaterra. Começou os estudos de Euritmia no Institut für Waldorf Pedagogig em Witten Annen, Alemanha.Especialização em Euritmia tonal em Nürenberg.  

Posteriormente voltou para a Suiça, Dornach, onde fez o curso de Euritmia Terapêutica, com estágio no Hospital em Herdecke, Alemanha. 

No Brasil deu aulas de Euritmia no Colégio Micael foi co-fundadora do Grupo de Euritmia de São Paulo. 

Trabalhou em consultório com a Euritmia Terapêutica, foi docente na ELEB-SP (Escola Livre de Estudos Biográficos de São Paulo), no curso de Pedagogia Curativa na Parsifal, foi docente no curso de Terapias Integradas no UNESP, dando também aulas de Euritmia na Escola Rudolf Steiner para interessados. 

Cecília fez sua passagem para o mundo espiritual no dia 27 de junho de 2018. 

NOSSO ENCONTRO COM CECÍLIA 

No ano em que conheci Cecília ela havia acabado de retornar da Europa, era uma “sílfide”, pequenina, magrinha, cabelos encaracolados, saia longa, alegre, falante, divertida. 

Estava em busca dessa terapia antroposófica para uma de minhas filhas. 

O primeiro contato que tive com a Euritmia, havia sido na Formação através de Gudrun e Edna Andrade. Desde esse início eu podia sentir os efeitos que causava em mim.  

Tendo conhecido a Cecília comecei a fazer um acompanhamento com ela. 

Era o ano de 1998.   

Nessa ocasião eu era a Tutora do Grupo IV da Formação Biográfica.  

Isso me animou a convidá-la para dar as aulas de Euritmia, no Módulo do Zodíaco que eu iria assumir pela primeira vez. Cecília animou-se com a ideia e nos acompanhou desde então até o Grupo XVI, vindo a fazer a Formação no Grupo VI. 

Todas as aulas da Cecília eram especiais, podia-se amar ou não a Euritmia, entendê-la ou não, mas era sempre permeada pelo talento musical que nos permitia adentrar com a música Cesar Frank a um espaço muito profundo de nós mesmos ou a nos encantarmos com o Trenzinho Caipira. 

Uma mestra e um ser humano fabuloso. Nas suas limitações encontrávamos a leveza de seu ser. Direita podia ser esquerda e todos compreendiam. Nos desafiava a danças intrincadas e confiava que iriamos, um dia, a fazer os passos certos. 

Cecília, para mim, sempre foi um presente, pela sua disciplina, permeada pelo senso de humor. 

Gratidão por tê-la conhecido, pelo que ela trouxe à partir da Euritmia, para a nossa escola. 

Quem a conheceu a carrega no coração com muitas saudades. 

 

Depoimento de Márcia Della Negra 

                                                                                          Fevereiro de 2020 

 

5) Criação do FÓRUM BRASILEIRO DAS ESCOLAS DE FORMAÇÃO EM ACONSELHAMENTO BIOGRÁFICO 

 A ELEB-SP participou na data de  21 de julho de 2013 da criação Fórum Brasileiro das Escolas de Formação em Aconselhamento Biográfico como instância máxima das Escolas de Formação em Aconselhamento Biográfico Antroposófico em território nacional com o objetivo de salvaguardar, definir e regulamentar o funcionamento e a criação de novas escolas, bem como do próprio funcionamento das escolas existentes dentro dos preceitos da Metodologia Biográfica criada pela Dra. Gudrun Kroekel Burkhard, e fundamentadas na Antroposofia criada por Rudolf Steiner. 

 6) Arquivo - Fatos da Nossa História

Outubro de 2019

Março de 2020

TOP